Wednesday, December 22, 2004

C3C: novas oportunidades em e-commerce

Com um gigante como o eBay, que movimentou mais de US$ 2 bilhões em 2003, os mercados online (o termo em inglês descreve melhor - marketplace) são as grandes feiras da atualidade, onde as pessoas podem negociar diretamente entre sí.

Agora, mesmo quem não tem tempo, recursos ou conhecimentos em tecnologia também pode vender pelo eBay através dos drop-off shops. São empresas que prestam para terceiros o serviço completo de venda em sites de leilões. Os serviços geralmente incluem avaliação do produto, publicação do anúncio, ações de marketing, atendimento (email), negociação, cobrança e entrega. Em troca, cobram uma taxa fixa e um percentual sobre as vendas realizadas (de 20 a 50%). Agora, você já pode se livrar de um monte de coisas antigas que não tinha idéia do fazer.

Pra ajudar a popularização do conceito, vou dar um nome fácil: C3C. Aos não-iniciados, o mercado refere-se ao comércio direto entre consumidores como C2C (consumer-to-consumer), principalmente o realizado em leilões online. Misturando um pouco os nomes, adotei o 3 do C3C devido ao fato das drop-off shops serem uma terceira parte na venda. Faz sentido? Então, ajude-me a divulgar!

EUA e Europa já têm algumas redes atuando nessa área e sei que a idéia é bem-vinda para os mercados online tupiniquins. Alguém se habilita?

DropShopStore
AuctionDrop
NuMarkets
PostNet
QuikDrop
ExpressDrop

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Mano, bem louco esses esquemas. Liga q aqui em pindorama uma pea de empreendedor, prestador de serviço ou artesão poderia se jogar em distribuir, divulgar e transacionar suas fitas no Mercado Livre uscambau. Mas tipo, como essa banca tem perfil avesso ao uso da tecnologia e da web esquema ainda não alcança seu potencial. Tá ligado q aqui em pindorama empreendedorismo, correr atrás e suar é coisa de pobre.
Outro esquema seria as correrias c3c serem remunerados pelas próprios programa de afiliados dos sites c2c, por exemplo o Mercado Sócios, q remunera por cada novo cadastro no sistema e percentual das vendas transacionadas.
Imagina as feiras de acari, feirinhas de antiguidades e mercado de pulgas terem opção de uma vitrine na web. Sem falar nas indicações de prestadores de serviços, motoristas, cozinheiras, diaristas, etc.
Fmz? A revolução não será televisionada!

December 23, 2004 at 11:52 AM  

Post a Comment

<< Home