Thursday, December 23, 2004

C3C (continuação)

Recebi alguns emails pedindo mais detalhes sobre o conceito de C3C que mencionei na mensagem anterior. Vou respondendo em forma de tópicos. Se esta é a sua primeira vez aqui, sugiro que leia antes (C3C: novas oportunidades em e-commerce).

a. os principais leilões brasileiros são o MercadoLivre e Arremate, mas, o modelo vale também para os estrangeiros, principalmente o eBay

. atividades envolvidas:
- avaliação do ítem (estado, qualidade, potencial de venda)
- definição de estratégia de precificação (preço inicial e de fechamento)
- definição e execução de estratégia de marketing (uso de ferramentas de marketing)
- redação do anúncio (vendedora sem ser falsa)
- atendimento aos clientes (email e/ou telefone)
- negociação/acompanhamento da venda
- cobrança (cartão de crédito, boleto, à vista, vale-postal)
- entrega (correio, motoboy, retirada)

b. o empreendedor de C3C pode operar a partir de um escritório ou um ponto comercial. No primeiro caso, ele deve ir atrás do público-alvo anunciando seu serviço de forma criativa. Já no segundo, o ponto pode ser exclusivo ou compartilhado com algum outro tipo de comércio para aproveitar o fluxo existente de clientes

c. é importante ter em mente que os C3C têm dois clientes: o dono do ítem e o comprador-final

d. em comércio pela internet, dois pontos têm importância acima de tudo: atendimento e credibilidade

e. o ideal é sim abrir uma empresa formal, principalmente para conseguir fazer cobrança através de cartão de crédito

Dúvida ou comentários? Escreva-me [ideiasdenegocios@mandic.com.br]

0 Comments:

Post a Comment

<< Home