Friday, January 07, 2005

Uma megapromoção online por dia

Uma das estratégias do varejo é atrair clientes com promoções de determinados produtos para fazer dinheiro de verdade com outros. E no online não é muito diferente.

Uma empresa americana, Woot, optou por um caminho diferente: vender apenas um único produto com mega-desconto por dia. E não é o dia inteiro, mas, apenas quando os estoques durarem. Ah, o tamanho do estoque também não é informado. Essa estratégia criou não só uma terrível viralidade (boca-a-boca), mas, também uma assiduidade diária gerada pela curiosidade em saber qual a promoção do dia. São, em média, 100 mil hits diários (cada visitante pode corresponder a vários hits) no website, com pico de 200 mil no final-do-ano.

Com apenas 6 funcionários, a empresa declara faturamento anual de US$ 10 milhões e tem a vantagem competitiva de ser ligada a um atacadista de eletroeletrônicos.

Lembro que tivemos um site desses no Brasil na pré-bolha. Diferentemente da maioria das pontocoms da época, o CanalVip (ou alguma-coisa-vip) era ligado a um fabricante de eletroeletrônicos, a coreana LG. Acabou fechando por desempenho insatisfatório. Agora, os tempos já são outros...

The Wonders of Woot
(Business 2.0, em inglês)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home