Projeto R - localização
Empreendimentos prestadores de serviço, sobretudo comércio e restaurante, têm o resultado fortemente relacionado com a escolha da localização. Não é à toa que um dos principais passos na abertura de lojas das grandes redes de fast-food ou franchising envolve um profundo estudo de geomarketing. Mesmo com todo esse cuidado, nem sempre a escolha é feliz.
No nosso caso, a escolha da localização está sendo basicamente empírica (ou observação, experiência e intuição). Visualizamos alguns perfis sócio-econômicos como potencias clientes, mas, ainda não escolhemos nenhum deles. Ao contrário, já estamos olhando um local antes mesmo de sabermos quem será servido. Acho que é uma questão mais psicológica, a necessidade de envolver algo físico para sentir segurança. Por outro lado, é possível que apareça uma oportunidade de momento (um proprietário precisando vender o imóvel desesperadamente). Com isso, o processo inverteria-se. Definiríamos o público-alvo a partir do local escolhido.
O imóvel da padaria que mencionei na mensagem anterior fica num bom bairro residencial da cidade de São Paulo. Apesar de perto do centro e da Avenida Paulista, não é muito conhecido da maioria. O interessante é que a oferta de restaurantes, apesar de crescente, ainda é pequena, ou seja, bom potencial.
Uma outra estratégia que me agrada muito é ir direto para uma região onde a maioria dos concorrentes estão instalados. Teríamos a vantagem de estar num lugar com uma clientela formada, diminuindo assim os gastos e esforços de divulgação. Adicionalmente, como nossa proposta é diferenciada, uma comparação direta com os outros estabelecimentos do ramo seria muito benéfica. Há um trecho dos sonhos que se encaixa nesse perfil, onde estão alinhados 3 restaurantes movimentados da mesma especialidade. Infelizmente, o que não existe é um espaço disponível. Por enquanto.
Mais novidades nos próximos capítulos.
No nosso caso, a escolha da localização está sendo basicamente empírica (ou observação, experiência e intuição). Visualizamos alguns perfis sócio-econômicos como potencias clientes, mas, ainda não escolhemos nenhum deles. Ao contrário, já estamos olhando um local antes mesmo de sabermos quem será servido. Acho que é uma questão mais psicológica, a necessidade de envolver algo físico para sentir segurança. Por outro lado, é possível que apareça uma oportunidade de momento (um proprietário precisando vender o imóvel desesperadamente). Com isso, o processo inverteria-se. Definiríamos o público-alvo a partir do local escolhido.
O imóvel da padaria que mencionei na mensagem anterior fica num bom bairro residencial da cidade de São Paulo. Apesar de perto do centro e da Avenida Paulista, não é muito conhecido da maioria. O interessante é que a oferta de restaurantes, apesar de crescente, ainda é pequena, ou seja, bom potencial.
Uma outra estratégia que me agrada muito é ir direto para uma região onde a maioria dos concorrentes estão instalados. Teríamos a vantagem de estar num lugar com uma clientela formada, diminuindo assim os gastos e esforços de divulgação. Adicionalmente, como nossa proposta é diferenciada, uma comparação direta com os outros estabelecimentos do ramo seria muito benéfica. Há um trecho dos sonhos que se encaixa nesse perfil, onde estão alinhados 3 restaurantes movimentados da mesma especialidade. Infelizmente, o que não existe é um espaço disponível. Por enquanto.
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